REFLEXSONS


Rápido dicionário de expressões do agrestinês pernambucano

Me pediram pra publicar novamente  e aí está. Pra esse povo que não quer nem se dar ao trabalho de pesquisar no blog. Eita camboi de preguiçoso. Pra quem não sabe o que é,  "camboi " eu traduzo, serve pra se referir a um monte de coisas tudo junto, muita gente, muita carga, muito qualquer coisa.
Bom, seu Zé e dona Maria, apreciem. Agora vai de pouquinho em pouquinho. Algumas palavras ouvi em minha casa, vindo diretamente de dona Secreta, minha secretária para assuntos domésticos, que se apresenta lá em casa duas vezes por semana e sempre me deixa expressões ótimas, além do seu prestimoso e cuidadoso serviço.


Expressões Agrestinescas


PEMBA
Palavrinha usada em sentido de deboche ou brincadeira, quando se refere a barriga. Geralmente, pra tirar uma onda de alguém que tá com a barriguinha saliente. Ex: - Oi “pemba”, ta precisando fazer uns abdominais viu !

PICUÁ
Significa tralha, troços, coisas, bugingangas. Ex: Pode juntar seus picuá e se mandar. 


DISCONXAVADO
Não sei como  escrever essa danada dessa palavra. Não sei se vai um “x” como eu usei ou se fica melhor com “ch”. Vamos ver: DESCONCHAVADO.
Prefiro com “x” mesmo. Fica mais expressivo.
Enfim, “Desconxavado” significa algo que está em desacordo com o fato, pensamento, situação, etc. Aquilo que não combina com o que se apresenta. Algo desconexo com o assunto, algo ou alguém que ta “por fora”  do contexto.
Nada melhor que o exemplo. Vejamos então.
- Eita, que homem mais desconxavado! Todo desarrumado, nenhuma mulher vai querer olhar pra isso.
- Essa comida tá muito desconxavada. Feia e sem gosto.
- Voti, essa cor é muito desconxavada, não combina com nada.

DIZINXAVIDO
Olhe aí o problema. Essa palavra tem o mesmo significado de DESCONXAVADO. E não sei como fica melhor escrita. Com “x” ou ch”.
Quer saber de mais?  Tanto faz.
Nunca vi uma palavra mais dizinxavida do que essa.


COTOCO
Coisa pequena, um pedaço pequeno de um material qualquer, tipo, “cotoco” de madeira, “cotoco” de linha, “cotoco” de pão, etc.  Mas, o exemplo dela, (Dona Secreta) diz mais alguma coisa . Dentre as inúmeras conversas iniciadas por ela, se dirigindo a mim, enquanto cuida de minha casa, esta era sobre o filho mais novo da vizinha, que foi na casa dela e não parava de mexer nas coisas – apois ói, o danado do minino parecia uma pestinha, num parava de correr dentro de casa derrubando as coisa, me deu uma disimpaciência com a quele “cotoco” de gente que  quase dô-lhe uns cascudo.


IMPADO
Algo como incômodo após comer demais, arfar depois de comer muito. Essa tem até no dicionário Aulete como soluço de criança após o choro (voti). Mas, como sempre, o exemplo dela (Dona Secreta), supera minhas expectativas. Entrei na cozinha e estava ela se dirigindo ao meu cão, um labrador preto, muito bonito que ela adora e diz ser mais educado que os netos dela. – Oxi, o que foi? Comeu muito foi? Tá “impando” ? Só pode ter sido isso. A gente quando come demais fica assim, “impado”. – E o cachorro olhava pra ela admirado. E eu olhava os dois tentando entender aquele diálogo inusitado.




Liseu
 Da mesma fonte de sempre (Dona Secreta) , me chega aos ouvidos, um pedaço de uma conversa dela, falando ao celular com uma amiga -...oxi, apois é visse, ela queria que eu comprasse pra ela dar ao pariceiro do filho dela, já pensasse? Só eu mermo, num “liseu” desse. E só recebo pra semana, eu disse a ela.
Agora ficou bem claro não?  “Liseu” nada mais é do que falta de grana, dinheiro. 
Sacou?

Distrato                                                             
Pode até parecer uma malcriação, um carão ou indelicadeza mas, não é nada disso.  Uma manhã dessas minha secretária para assuntos domésticos me liga e despacha – Ói, hoje nem vou poder ir pra sua casa viu. Vou ter que ir na loja do fogão pra pegar o “distrato”  e pagar na loja mermo que esse mês não chegou pelo correio. Amanhã eu vou, ta certo ?
O que eu poderia dizer depois dessa irrepreensível definição de “distrato” ?
Pois é “distrato” pode ser também o “extrato” para pagamento de contas que chega em nossa casa.
Entendeu???



Curriola
Ahhhh, essa é muito fácil. Todo mundo sabe. Não me diga que a senhora ou o senhor não sabem ? E o moço e a moça também não ? Nossa!
Pois, “Curriola” quer dizer um monte de gente junto. Uma turma. Mas de preferência, uma turma com um objetivo em comum. Por exemplo, uma fila de alunos em fila, com a professora na frente, pode-se dizer – A professora tá puxando uma CURRIOLA de crianças. Ou então um bando de trombadinhas fazendo um arrastão – Corra cumadre, que ta vindo uma curriola de ladrão ali ! Pensando melhor essa palavra combina melhor mesmo quando associada com as turmas do lado mau, tipo: traficantes, ciminosos, assaltantes, deputados, vereadores, e por aí vai.
Entendeu ?


# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Blogger Comentário
    Facebook Comentário

0 comentários:

Postar um comentário