REFLEXSONS


Mais pérolas em expressões do agreste pernambucano

Vamos nós de novo, continuando nossa viagem pelos bons e engraçados ditos das terras agrestinas pernambucanas. Seu Zé, dona Maria, não sei se deram por falta desse meu palavriado. Pois é, passei uns dias sem computador em casa, ou melhor, o computador tava lá, só que quebrado, com um defeito que, é claro, eu não sabia do que se tratava. Porque o tal PC quando dá uma bronca assim, eu fico com cara de paspalho olhando o monitor paradão, digito uma coisa aqui, outra ali, aperto todas as teclas de  F1 até F12, nada. Aperto todas as outras que não são letras e nada. Reinicio, eu acho que ele (o PC) fica rindo de mim. E continua tudo do mesmo jeito. Vem a vontade de destruir a máquina, os xingamentos, o desligar e religar com mais raiva. E nada ! Desisto, ligo pro técnico .
Eita, mas que mania de desviar do assunto. Voltando ao começo, vamos as novas expressões .
Hoje serão três, das quais duas, vieram diretamente da minha fonte (tomara) inesgotável : minha secretária para assuntos domésticos (Dona Secreta). É impressionante como quase toda semana ela me presenteia com uma ou várias dessas.

Ø  Pinguelo
Essa foi a única das três que não veio da minha fonte Dona Secreta. Dia desses estava eu conversando no trabalho e falávamos sobre cantores que  cantam muito alto. Alguém falou que tinha lido no blog (esse blog aqui dona Maria) meu comentário sobre o grupo Rosa de Saron. E como complemento do comentário no blog, expliquei que achava o solista muito gritador dizendo – O cara canta alto demais, tem um agudo que ele dá gritando “Sem você, sem vocêêêêêêêêêêêê...” que dá pra ver o pinguelo da garganta balançando. Eita, teve gente que desandou a rir dizendo que nunca mais tinha escutado a tal palavra, pinguelo. Mas calma Seu Zé, me refiro ao pinguelinho que a gente tem na entrada da garganta. Que se chama corretamente de Úvula, pois é, isso mesmo. Veja a definição de Úvula (vixe) no dicionário Aulete :  Massa carnosa em forma de uva que pende do fundo do céu da boca. Não é melhor pinguelo ?

Ø  Tibungar
Duvido que o Senhor  ou a Senhora, muito menos o moço ou a moça saibam do que se trata. Saca só (expressão horrível essa “saca só”, pensei em mudar mas não). Dona Secreta estava discorrendo (eita como esse termo combina com ela, pois fala sem parar e bem depressa) sobre minha alimentação dizendo que eu poderia comer coisas mais “faci” de fazer – Não dá nem tempo de ter preguiça – dizia – Compre banana comprida bem madura corta as “ponta” e depois é só “Tibungar” numa panela com água e botar pra ferver. Quando começar a “estorar” ta pronto. Passe uma manteguinha, pode ser até margarina e fica bem “boinha” de se comer com bolacha e café.  Né lindo ?

Ø  Sarrabúi
Tem que ser o “u” acentuado pois a tônica é nele ( no u). La vem Dona S de novo. – “Apois” é, a minha menina inventou de levar o “pirrai” no piquenique  da  praia, semana passada e o peste do “minino” voltou com a garganta irritada de tanto beber água do mar. A “minina” “sortou” o diacho do minino e ele só queria tomar banho. E quanto mais banho tomava mais “Sarrabúi”  levava das “onda”.  Ta vendo Dona Maria e Seu Zé, sarrabúi é levar sopapos das ondas do mar ou serve também pra explicar uns puxões de orelha e beliscadas que as mães dão nos filhos quando a paciência começa a acabar. Entendeu agora não? 

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Blogger Comentário
    Facebook Comentário

0 comentários:

Postar um comentário